Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCFMJC22a

1718LCFMJC22a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Plágio em meio académico é cada vez maior

Este trabalho pretende examinar um fenómeno em crescimento na Universidade de Coimbra. Com o intuito de confirmar as respostas dos docentes a um inquérito sobre o tema, foram estudadas várias fontes de material plagiado. A primeira foi identificada pelos professores após compararem um trabalho apresentado, com excertos de manuais e teses. O texto transladado da Internet representa a segunda fonte mais comum. Estaremos perante uma nova definição de roubo? 21 docentes reportaram não que os estudantes tinham copiado dos colegas sem os terem referenciado, como também que tinham encontrado fortes indícios de plágio: mudança evidente no estilo de escrita dentro da mesma composição e a grande diferença entre os termos usados. Identificaram-se ainda excertos de frases em brasileiro, transcritos da Net, com erros de concordância e expressões não habituais em Portugal. Outro indício muito comum é a apresentação de trabalhos semelhantes, por alunos diferentes. Para verificar os dados, analisaram-se textos fornecidos pelos lecionadores. Com diferentes evidências do crime em questão, é possível estabelecer critérios fiáveis para a criação de um programa de deteção de plágios user-friendly e de preço razoável, que será usado num pequeno departamento de uma instituição. É, no entanto, impossível apresentar um resultado genérico para as tabelas em anexo, que se torna difícil comparar tecnicamente textos de diferente extensão e com temas distintos. Em suma, é urgente o combate ao plágio no meio académico.

Conceitos-chave: Plágio; fonte; cópia; indício; meio académico


Download text