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1718LCJBJC30a

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Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

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O plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho estuda o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Este é um problema bastante sério. Recorrendo a um inquérito aos docentes, será possível compreender o quão grave este problema no meio académico é.

Os professores relataram várias fontes de plágio: trabalhos como cópias de manuais e teses; material copiado da internet e, por fim, trabalhos copiados entre alunos. Todavia, o corpo docente alertou também para o facto de os alunos mudarem o estilo com que escreviam dentro do mesmo texto, usarem estruturas sintáticas diferentes e termos diferentes uns dos outros, copiarem parcelas de frase em português do brasil copiados da internet, escreverem com erros de concordância e empregar expressões não usuais no nosso país, alertando assim para a larga variedade de plágio utilizado pelos alunos. Por fim, uma outra fonte de plágio era o facto de os alunos terem trabalhos semelhantes.

Os docentes apresentaram distintos tipos de plágio para estabelecer critérios fidedignos para construir um programa barato que descobrisse plágios user-friendly, sendo usado e pequena escala no âmbito de um departamento de uma instituição. Não existiram resultados globais para todas as tabelas em anexo pois existiram adversidades em comparar textos com extensões e temas distintos. Concluindo, é necessário combater o plágio no meio académico.

Conceitos chave:

área: plágio especialidade: inquérito especialização: docentes, cópia, trabalho, alunos.

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