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1718LCRCJC49a

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Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

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O presente trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Para este efeito, efetuou-se um inquérito, que viria a servir como base na exploração desta situação ilícita provada recorrente no meio académico. No inquérito desenvolvido, o corpo docente forneceu a informação obtida, fruto da sua experiência direta com aquilo que se aparenta ter tornado uma tendência. Neste seguimento, os professores desta instituição coimbrense identificaram as principais fontes de material plagiável, desde manuais até à Internet. Adicionalmente, foram enumeradas as técnicas utilizadas para encobrir o plágio, entre as quais se destaca a reestruturação do corpo sintático, ou apenas a alternância nos conceitos em si. São, ainda, de salientar lapsos que podem apontar para este fenómeno, nomeadamente a presença de vocabulário de origem brasileira ou até meros erros ortográficos. Esta análise visa estabelecer critérios fiáveis, de modo a originar um possível programa de deteção de plágio num termo de condições favoráveis à sua utilização. Em suma, e tal como foi referido anteriormente, a ocorrência deste fenómeno tem vindo a aumentar exponencialmente, bem como a sua complexidade, tornando-se cada vez mais difícil detetar a sua utilização. Desta forma, é crucial reconhecer o plágio como uma tendência a suprimir na Universidade de Coimbra, bem como desenvolver sistemas aptos para este efeito.

Conceitos-chave: Plágio, Universidade, inquérito e investigação.


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