Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCSLJC52a

1718LCSLJC52a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID1718LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Ensino Universitário: combate ao plágio

De facto, o plágio visível em trabalhos académicos trata-se de um assunto bastante significativo, não pelas possíveis consequências judiciais, mas também pelo facto de envolver, inequivocamente, a própria dignidade do estudante universitário. Devido à relevância deste fenómeno e para facilitar a sua análise, foi feito, na Universidade de Coimbra, um inquérito cujo objetivo passou por apreender as respostas dadas por docentes relativamente ao plágio.

Com base nos resultados obtidos, é possível atestar, por um lado, a seriedade deste tema no meio académico e, por outro, como este pode ser identificável. É defendido que existem duas fontes de material plagiado consideradas as mais comuns: a primeira, refere a transcrição de manuais e teses; a segunda, menciona o copypaste da informação disponível na Internet, na integra ou em partes. Dentro das respostas abertas, 21 professores enfatizam a apresentação de trabalhos idênticos por estudantes distintos. Ainda assim, subsistem mais alguns indícios que despertam suspeitas de plágio: a mudança de estilo na escrita, com estruturas sintáticas e termos desiguais; a identificação de frases em português do brasil, com erros de concordância ou expressões estrangeiras.

No final, conclui-se que apesar de não se obter resultados globais que abranjam todas as tabelas apresentadas nos anexos, com a verificação dos diferentes tipos de plágio e estabelecimento de critérios fiáveis, é possível produzir um programa detetor de plágios, tendo em conta o custo e escala de determinado departamento institucional, sendo que, combater o plágio no meio académico é fundamental para uma benigna formação do indivíduo.

Palavras-chave:

  • Plágio
  • Trabalho Académico
  • Universidade de Coimbra
  • Estudante Universitário
  • Inquérito Docentes

Download text