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1718LCTMJC53a

1718LCTMJC53a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Abstract/Resumo

O presente trabalho destinou-se a analisar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, utilizando um inquérito, o objetivo foi o estudo das respostas dos docentes e através dos resultados obtidos evidenciar o problema sério e recorrente deste tema.

Os professores identificaram uma primeira fonte de material plagiado que seria a cópia de manuais e teses pelos alunos. A segunda fonte mais comum identificada, é a plataforma online. Na qual, pode-se perceber que os textos eram cortados ou não e inseridos nos trabalhos solicitados pelos orientadores.

21 dos docentes que colaboraram com a pesquisa reportaram que os estudantes poderiam também, ter copiado informações dos respetivos colegas, outra prática que foi observada foram diferentes estudantes possuírem trabalhos similares. Além disso, também relataram indícios comuns que levava-os a suspeitar o plágio. Esses são: mudar o estilo com que escreviam dentro de um mesmo texto, usar termos diferentes de outros, erros de concordância e diferentes estruturas sintáticas. Para mais, foram encontrados trechos em português do Brasil copiados da internet, assim como expressões não habituais de Portugal.

Em conclusão, todos os dados verificados através dos textos disponibilizados, apresentam diferentes tipos de plágio. Com isso, o estudo visou estabelecer critérios fiáveis para a construção do programa, a fim de detetar este crime. Não resultados globais para todo o estudo realizado pois não foi possível comparar tecnicamente textos de diferentes extensões e temas. Mas é possível concluir através dessa pesquisa que o plágio deve ser detido no meio académico.

Palavras-chave: plágio, universidade, estudo, docente, aluno


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