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1819LCAALM11a

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Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2018
Collection
CountryPortugal

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Este trabalho tem por objetivo estudar, através de um inquérito proposto aos docentes, o fator problemático que é o plágio no ensino universitário.

A maior denúncia dos professores incide sobre a extração de material a partir de manuais e teses, bem como de textos em plataformas online ou até realizados por colegas, algo incentivado pela carga de trabalho e dificuldade na realização das tarefas propostas.

 Outros exemplos de conteúdo plagiado, ou que suscitam suspeita do mesmo, é o uso de uma máscara sobre o material, como a alteração da linguagem e da sintaxe, a existência de frases redigidas em português do Brasil, expressões não existentes na nossa língua ou ainda a apresentação de trabalhos idênticos.

A recolha destes dados, fornecidos por textos cedidos pelos docentes, visa estabelecer critérios que permitam detetar construir um programa de deteção de plágio user friendly a um preço razoável e que seja possível empregar a uma pequena escala.

Em suma, apesar de não existirem resultados absolutos e de não ser possível a comparação de textos em temas heterogéneos, é urgente e necessário debater o plágio no meio académico, de forma a preservar os direitos autorais e auxiliar os estudantes nos seus obstáculos.


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