Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCBCJC15a

1819LCBCJC15a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Este trabalho foca o fenómeno do plágio no meio académico da Universidade de Coimbra. A magnitude da questão é tal que foi efectuado um inquérito aos docentes.

Segundo os docentes inquiridos, as maiores fontes de materiais plagiados são manuais e teses, seguindo-se a Internet e sendo  também muito usual a semelhança entre trabalhos de alunos diferentes. No caso dos manuais e teses, vinte e um dos docentes inquiridos reportou que os estudantes não mencionam nos seus trabalhos a bibliografia. No caso da Internet o plágio é mais evidente, uma vez que é frequente encontrar nesses trabalhos excertos de frases em brasileiro copiados da Internet e com erros de concordância ou inclusive com expressões que não são utilizadas no nosso país.

O plágio é assim detectado de assume variadíssimas formas sendo necessário construir um programa fiável, de custos reduzidos para a sua detecção. Assim seria possível identificar mais eficaz e rapidamente os trabalhos feitos em pequenas instituições e departamentos.

Em suma, apesar de não haver resultados conclusivos, é evidente que se deve combater o plágio incentivando cada vez mais os alunos a exercitarem as suas mentes promovendo a sua formação ética.


Download text