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1819LCPCLM48a

1819LCPCLM48a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
CountryPortugal

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Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utiliza-se um inquérito e o objetivo é analisar as respostas de docentes.

O plágio é um problema muito grave na universidade em geral. Os resultados do inquérito que foi feito aos docentes mostram a questão problemática do plágio no meio académico. Os professores informaram que tinham identificado uma primeira fonte de material plagiado: material de manuais e de teses. Informaram também que a segunda fonte mais comum era material copiado da Internet, sendo que era colocado no trabalho do aluno sem qualquer mudança de texto ou outra. Neste material colocado no trabalho dos alunos, ainda se verificou que não tinha sido posta nenhuma referência ao autor (do autor, manual, tese ou site, até).

Ao aparecerem estruturas sintáticas diferentes, o uso de diferentes termos ao longo do texto, a aparência de fragmentos frásicos em português do Brasil, vários erros de concordância, entre outros, os professores suspeitaram dos alunos por crime de plágio. Estes diferentes tipos de plágio fizeram nascer critérios fiáveis para construir programas para detetar plágios- caracterizados como "user-friendly" e de preço acessível, combatendo assim o crime de autoria.

Para concluir, é necessário, hoje mais do que nunca, enfrentar o plágio no meio académico, de modo a preservar a integridade dos alunos.


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