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1819LCPSJC46a

1819LCPSJC46a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
CountryPortugal

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    No presente texto, pretende-se desenvolver a temática do plágio, mais concretamente, executar uma análise deste fenómeno na Universidade de Coimbra.

    Com base em inquéritos a docentes, foi possível comprovar que a cópia existe, e verificar de que forma esta se manifesta. É defendido que a forma mais comum de plágio envolve a reprodução de material presente em livros e teses, razão esta seguida pela reprodução de informações encontradas na internet, muitas vezes sem edição.

     No campo de respostas abertas, 21 professores apontaram indícios de alerta para esta realidade.  A mudança de estilo de escrita ao longo do texto, a alteração de estruturas sintáticas, a utilização de termos dispares e vocábulos brasileiros, o uso de expressões incomuns no país, a prática de erros de concordância e a semelhança com outros trabalhos, foram os sinais vistos como os mais detetáveis.  Os textos que constituíam diferentes tipos de plágio, foram fornecidos pelos docentes, de forma a estabelecer critérios fiáveis para a criação de um programa de deteção de plágio user-friendly, de preço razoável, e de utilização em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento ou instituição.

     No final, conclui-se que, ainda que não haja resultados globais para todas as tabelas apresentadas nos anexos, face à dificuldade na comparação de textos de diferentes extensões e temáticas, o plágio no meio académico tem de ser extinto.


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