Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAAEC375a

1617LCAAEC375a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID 1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseEstudos Clássicos
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A comunicação resulta da interação e no convivio de várias pessoas, que cooperam entre si, formando comunidades. A linguagem verbal é o que nos distingue dos outros seres vivos.

A comunicação pode ser verbal, [...] não verbal e paraverbal.

Para comunicarmos não necessitamos de [...] comunicar verbalmente, podemos também comunicar através de sinais, gestos, expressões faciais, entre outros.

Como é referido no excerto lido anteriormente, que nos diz que: comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (Hakansson, G. e Westander, J.), comunicar não é simplesmente dizer uma frase, é preciso criar sentidos para chegarem a um entendimento mútuo.

Uma palavra pode ter vários significados, dependendo, portanto, do contexto em que foi inserida.

Como é também referido no excerto anterior, [...] os significados são parte integrante do contexto. Nós conseguimos comunicar através de sinais com determinados significados, dou [...] como exemplo o aceno, que é uma forma de comunicar gestualmente, [...] que é também conhecido como forma de despedida ou [...] para cumprimentar alguém. Tudo depende da forma como [...] interpretamos.

Concluo então que [...] a comunicação é um processo complexo, daí haver várias opiniões acerca do que significa [...] comunicar. Nós comunicamos diariamente, das diferentes [...] formas de comunicar. Comunicamos verbalmente, através da linguagem verbal, comunicamos através de códigos, [...], se sinais, gestos, expressões. Comunicamos e muitas das vezes nem nos apercebemos. Dou como exemplo o bocejo, quando estou cansada bocejo e isto é interpretado de diferentes formas, e muitas vezes estou a ser interpretada sem dar conta.

Comunicação [...] não tem um significado concreto, uma vez que é um processo complexo.


Download text