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1617LCAEJC413b

1617LCAEJC413b

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNum texto argumentativo devidamente estruturado, faça uma discussão crítica da tese que resume o pensamento de Benjamin Lee Whorf: (…) se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito. (Deutscher, G. (2010, 26 de agosto). Does Your Language Shape How You Think? New York Times Magazine) http://www.nytimes.com/2010/08/29/magazine/29language-t.html?_r=0
Task ID1617LCRD08
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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[...] Um dos tipos de comunicação é a linguagem verbal, que corresponde a um sistema de sistemas articulados entre si. [...] Apenas os seres humanos [...] têm esta capacidade, [...] de comunicarem uns com os outros verbalmente.

Existem [...] várias teorias relativamente à forma como [...] esta é adquirida, [...] no entanto, umas são mais plausíveis do que outras. A linguagem e o pensamento estão, inequivocamente, relacionados e, tal como ninguém nos ensina a pensar, também [...] a linguagem não necessita de aprendizagem.

A forma como se [...] pensa pode e deve ser melhorada ao longo do tempo, [...] contudo, um bebé com poucos anos de idade [...] consegue ter pensamentos significativamente detentores [...] de sentido, sendo evidente que ninguém o ensinou. [...] Tal facto, deve-se a ser uma capacidade inerente aos seres humanos. Com a linguagem, o processo é [...] semelhante, isto porque [...] estão contidos [...] no DNA de cada um de nós, genes [...] responsáveis por esta característica. A linguagem não é um artefacto cultural que aprendemos como aprenderíamos a dizer as horas, tal como figura no excerto.

[...] O nosso cérebro é constituído por dois hemisférios, sendo [...] que o mais responsável pelo processo da linguagem é o hemisfério esquerdo, embora toda [...] a constituição do cérebro seja importante. [...] Duas [...] áreas que fazem parte do cérebro humano, nomeadamente a área de Wernick e a área de Broca, estão intimamente ligadas à compreensão e à produção de linguagem, respetivamente [...] (Faria et all, 1996). Tal como afirma Pinker, no excerto, a linguagem é [...] uma peça muito específica da constituição biológica. A sociedade em que o indivíduo [...] está inserido e a cultura existentes, [...] em nada se relaciona com a aquisição da linguagem verbal. Esta é uma competência que não necessita de aprendizagem devido a se desenvolver espontaneamente. [...]

A linguagem está, inequivocamente, relacionada com a cognição. [...] Os conhecimentos acerca do mundo ocorrem pela experiência [...] de cada indivíduo, [...] pelos sentidos do ser humano, sobretudo [...] a visão, pois o olhar é extremamente enriquecedor, [...] mas também pela linguagem. A linguagem é uma fonte de conhecimento e, neste aspeto, a sociedade e a cultura onde [...] cada indivíduo está inserido, [...] se relaciona com a linguagem no sentido que é esta que permite o contacto direto com outros povos, costumes e tradições. Todos estes novos conhecimentos são, posteriormente, [...] guardados e processados pelo cérebro, que é, sem dúvida alguma, [...] das partes do corpo mais extraordinárias de estudar. Infelizmente, [...] alguns seres humanos foram e continuam a ser afetados por [...] problemas no cérebro, designados afasias, que comprometem a linguagem. Existem vários tipos de afasias, nomeadamente, a de Wernick, a de Broca, a de condução e a global, [...] todos estes tipos provocam graves dificuldades nos indivíduos (Faria et all, 1996).

[...] A linguagem, depois de ser adquirida, deve ser trabalhada [...] com o intuito de [...] melhorar o [...] discurso e aprender [...] várias estratégias argumentativas que [...] vão ser úteis toda a vida. Um exemplo de como todos se devem preocupar em [...] aprender todas essas técnicas discursivas é [...] observar, que os bons argumentadores e os profissionais de linguagem [...] têm, ao longo da sua vida, muito mais convites de [...] empregos [...] com boas remunerações, por serem bons oradores e saberem a arte de discursar.

Apesar de Pinker no excerto apresentado defender que a linguagem é claramente distinta de capacidades mais gerais como o processamento da informação ou comportamentos inteligentes, no meu ponto de vista, apesar de a linguagem não ser tão complexa como esses comportamentos que refere, aproxima-se de algumas capacidades, tal como referi anteriormente, com a capacidade de pensar. Tanto a linguagem como o pensamento, com o tempo, devem ser melhorados, contudo, ambos, na minha opinião, são aprendidos de forma involuntária, ou [...] seja, são características biológicas dos seres humanos.

Concluindo, o excerto apresentado defende a tese de que a linguagem não é [...] um artefacto cultural, é [...] uma [...] parte específica da constituição biológica que não necessita de aprendizagem, [...] que é também a minha opinião, contrastando com outras teorias que defendem que a linguagem tem de ser aprendida e, [...] a sua aquisição, varia até tendo em conta [...] o contexto cultural.


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