Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCARLM409a

1617LCARLM409a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

De acordo com a minha [...] interpretação do excerto, adicionando também ao que foi dito, sabe-se que dois modelos de comunicação, de acordo com a obra de Fiske, [...] sendo esses modelos o linear e o semiótico. O modelo linear é mais simplista e foca-se apenas na transmissão de uma mensagem, codificação e descodificação, sendo que se algo não corre como planeado, é [...] considerado uma falha de comunicação, assim sendo, são [...] verificadas todas as etapas e corrigido o que é necessário.

Quanto ao modelo semiótico é considerado que as mensagens são transmitidas e quanto mais códigos o recetor possuir mais chances existem de a mensagem ser recebida com sucesso e haver um feedback positivo, mas ainda assim, mesmo que haja uma falha de comunicação, neste modelo [...] isso é culpado pelas diferenças linguísticas e culturais que podem existir entre o emissor e o recetor.

Na minha opinião, o pequeno excerto é mais baseado no modelo semiótico pois existe uma cooperação como é dito no texto. Esta afirmação a entender que mesmo que exista uma diferença no código da linguística , ambos o emissor e/ou o recetor estão predispostos a ampliar os seus conhecimentos para poder entender os sinais, a mensagem e os significados diferentes. Com isto, no excerto explica também que a comunicação é um tema muito complexo e que para se ser estudado tem que estar aberto a todas as vertentes [...] possíveis, existem fatores como a cultura, o código, a mensagem e o contexto, tais como muitos outros, que tornam este tema um objeto de estudo muito complexo. Por exemplo eu neste momento fiz um gesto para o pulso para o professor que significa que eu quero saber a hora, apontando para o pulso, onde normalmente são usados relógios, eu a professora tivémos nesse [...] momento um entendimento mútuo, mas se um de nós não soubesse o que este gesto significava, ficaria muito desorientado, ou se algum de nós fosse de uma cultura diferente onde este gesto significasse um insulto, iria existir uma ofensa, ainda que for mais involuntária mas existiria, até porque eu não teria também o conhecimento de que esse sinal [...] era considerado um insulto nessa cultura.

Assim sendo eu acredito e concordo com o que é dito no excerto, pois a linguagem é um tema muito abrangente e interessante em que existe um esforço de duas perspetivas para que uma mensagem seja transmitida com sucesso.


Download text