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1617LCJFLM443a

1617LCJFLM443a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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Comunicar engloba desde as ideias matemáticas que Shannon e Weaver tinham sobre a comunicação até ao processo mais complexo, com todas as componentes e vertentes da mesma. A comunicação teve início no exato momento em que o ser humano precisou de lutar pelo sobrevivência, pois esta foi o meio que lhe permitiu [...] cooperar e partilhar com os seus semelhantes. Talvez esta fosse a definição mais básica da comunicação. A evolução da nossa espécie levou à evolução da forma de comunicar e os estudos feitos levaram-nos a entender que tudo o que fazemos é comunicar, mesmo quando não sabemos que o estamos a fazer. Foi por isso que houve uma evolução desde Shannon e Weaver, que viam a comunicação como um processo matemático, cujos componentes importantes eram a mensagem e o emissor e em que o feedback e o recetor apenas serviam para transmitir se a mensagem tinha chegado sem interferência. Passamos daí para a perceção de que a mensagem e o recetor têm um papel tão ou mais importante, [...] devido à significação da mensagem.

Quem emite a mensagem, a própria mensagem, o recetor, todos os componentes desde signos, símbolos, ícones, indícios, noções de proxémica, cinésica, háptica os significados que atribuímos a algo que tenhamos dito, visto, ou que nos tenha sido dito a nós, não faz parte do que é a comunicação como é a própria comunicação e, é por isso, que se diz que esta é um processo tão complexo e que envolve desde contextos a significados atribuídos, que estão também, muitas vezes, integrados nesses contextos (Hakansson 2013).

Apesar dos contextos e dos significados atribuídos serem diferentes de cultura para cultura, a comunicação em si não se altera, porque é nisto que esta se baseia, nas diferenças e nas consequentes igualdades.

Assim, tende-se a concluir que a maior evolução humana foi dada aquando da evolução comunicativa.


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