Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVANEP54

17PTGIVANEP54

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLNM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseEnsino de Português
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Abstract

Nas últimas décadas, professores de português e linguistas têm se ocupado com a crítica ao ensino tradicional, marcado pelo artificialismo, pela descontextualização, pela gramatiquice (Perini, 2000; Bagno, 2007; Faraco, 2006; Brito, 1997). O presente estudo tem como objectivo perceber em que medida as reflexões propostas sobre o ensino da língua por estes linguistas chegam à sala de aula, de forma especifica, se são percebidas pelos alunos nas práticas pedagógicas que lhes são prospostas. A investigação foi orientada por seguintes questões: O que a professora procura ensinar nesta aula? O que ela busca ensinar se aproxima ou se afasta do que se ensina em uma aula de português tradicional ( com contéudos de gramática engessados)? coerência entre o que ela diz e o que efectivamente faz? Na base do estudo participam quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas, da periferia de Porto Alegre, somando no caso 73 alunos de e classes. Foram também ouvidos professores dessas quatro turmas, utilizando o método de aplicação de questionários, contendo 10 perguntas para serem respondidas por escrito e foi sempre ressaltado o comprometimento em manter seus nomes no anonimato. Os resultados apontam que após quatro décadas de estudos linguísticos, a ideia de língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo de gramática, para os professores a gramática deve ser ensinada a partir de textos, conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos, a leitura deve ser componente essencial de suas aulas e quanto aos alunos, eles não observam a possível aplicabilidade do que aprendem na escola à sua vida e para muitos mais do que o domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social e quem não sabe português é ignorante. As conclusões apontam, que é necessário muito mais do que o reconhecimento da ineficiência das aulas de português na gramática normativa. O reconhecimento das aulas de português através da gramática normativa pode contribuir para o desenvolvimento do desempenho dos alunos em diferentes níveis.


Download text