Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVGMTRAD47

17PTGIVGMTRAD47

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseTradução
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Resumo: A percepção da Língua portuguesa pelos professores e alunos é um facto que inquieta a sociedade particularmente a nível pedagógico. Segundo alguns autores como Farcos (2006) apud Frank (2009) o papel dos professores da língua portuguesa é, antes de qualquer coisa, disseminar a crítica radical ao normatismo e a gramatiquice. Contudo o artigo em causa visa ilustrar a causa da aprendizagem inadequada, para este efeito, realizaram-se uma pesquisa que participaram 4 turmas, totalizando 73 alunos de e classes, também foram ouvidos os professores dessa 4 turmas a mesma pesquisa foi realizada na base dum questionário contendo 10 perguntas. Feitas as respectivas análises do questionário, verificou-se que a ideia de aula de língua portuguesa não é sinónimo de ensino exclusivo da gramática também não se pode dizer que seja sinónimo de prática de linguagem, no entanto, não se pode simplesmente responsalizar os professores pelo facto dos alunos não seguirem a norma da língua portuguesa.

Palavras-chave: gramática normativa, usa da língua portuguesa, ensinar gramática e não ensinar.


Download text