Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

17PTGIVMMEP52

17PTGIVMMEP52

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionElabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
Task ID17ABSMZ01
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade Eduardo Mondlane
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseEnsino de Português
SubjectPortuguês IV
School year2017
Collection
CountryMoçambique

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Resumo:

O presente estudo, enquadra-se no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Esta pesquisa propõe verificar a percepção dos alunos em relação as aulas de português e o que os alunos seus professores pensam sobre o ensino de português em geral e das suas aulas em particular. Participaram desta pesquisa um total de 73 alunos distribuídos em 4turmas de português da e serie de diferentes escolas publica, de porto alegre e 4 professores de cada turma. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de um questionário que continha 10perguntas que deveriam ser respondidas por escrito pelos participantes num espaço da aula, que os professores reservaram para tal.

Os resultados mostram que, os alunos não gostam das aulas de português mas mesmo assim acham relevante o seu estudo, e os professores afirmaram que a gramática deve ser ensinada a partir de textos, que conceitos e regras devem ser descobertos pelos alunos e que a leitura deve ser componente essencial de suas aulas. Os resultados mostram também que as aulas de português não são sinonimo de aula de gramatica, mas também, infelizmente, ainda não é espaço de aprendizagem da língua nem de reflexão sobre ela e o aluno ainda não é levado a perceber a importância e o valor dos usos da linguagem, que são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento, as aulas de português não podem se limitar a exercícios envolvendo as regras da gramatica normativa.

Palavras chaves: língua portuguesa, ensino de português, processo de ensino e aprendizagem.


Download text