O computador é, sem dúvida alguma, um dos dispositivos eletrónicos mais utilizados pela população mundial e a sua abolição levaria a enormes conflitos, quer a nível social, quer a nível científico.
Entrando em mais detalhe, o computador consiste numa máquina que não só tem a capacidade de
[armazenar e processar dados](https://pt.wikipedia.org/wiki/Armazenamento_de_dados), como também permite fazer cálculos em grande escala. Para além disso, possibilita o desenvolvimento do [desenho industrial](https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_industrial), o tratamento de
[imagens gráficas](https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_digital) e a
[realidade virtual](https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual) e tem tido uma influência colossal no
[entretenimento](https://pt.wikipedia.org/wiki/Entretenimento)
e na
[cultura](https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura).
O que torna este aparelho tão particular é o facto de ser utilizado, não só por engenheiros ou técnicos informáticos, mas igualmente pela população comum. Cientificamente, é utilizado no solucionamento de problemas matemáticos, na formulação de novas teorias, na produção de nova tecnologia, entre outros. Socialmente, contribui para a partilha de conhecimentos e ideias, para a comunicação, etc.
A nível de hardware, exteriormente consiste no monitor, no rato e no teclado e interiormente na placa-mãe, no processador, na memória RAM, nas placas de rede, de som, de fax, de vídeo, entre outros, no leitor de CDs ou/e DVDs e no disco rígido. No que diz respeito ao software, o que torna o computador indispensável é o facto de permitir programar. Isto significa que uma lista de instruções pode ser armazenada na memória e executada posteriormente.
Em suma, a criação do computador foi um dos acontecimentos mais notáveis de sempre, visto que a sua utilização abrange um grande número de pessoas e é uma máquina que permite a resolução de inúmeras questões que anteriormente seriam inexequíveis e a comunicação de modo geral.