Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1516CTAPEI817b

1516CTAPEI817b

Text genreArtigo de divulgação
Task settingLivre
SubjectComunicação Técnica
AreaCiências

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Medidas para aumentar a segurança e a privacidade ao utilizar a Internet

A Internet tem certas fragilidades ao nível da segurança que devem ser tratadas de modo à sua diminuição. Neste artigo apresenta-se três medidas que tendem a proporcionar um uso mais seguro da Internet.

A primeira medida tem a ver com o uso em redes públicas. Neste tipo de redes deve-se evitar a troca de dados confidenciais, visto que normalmente existem mais utilizadores ligados à mesma rede e podem intercetar informação que se encontra em circulação. No entanto, se as páginas visitadas usarem o protocolo https, a informação que circula é encriptada e torna-se difícil ser decifrada por alguém que faça a sua interceção.

Garantir que as páginas onde se insere informação confidencial usam o protocolo https é uma medida de segurança muito importante não em redes públicas mas em todas as redes, pois o seu uso garante que a informação que circula entre o remetente e o destinatário se encontra encriptada e apenas pode ser decifrada por estes. Para além disso, o uso de https garante ao destinatário que os dados foram enviados inequivocamente pela pessoa que se identificou como remetente e, por sua vez, o remetente tem a certeza que está a comunicar com o serviço fornecido pelo domínio ao qual se ligou.

A segunda medida de segurança muito importante, aqui apresentada, é o uso de um bom antivírus e uma firewall. Estes produtos aumentam a probabilidade de o computador não ser afetado por ataques que o danifiquem ou roubem informação.

A terceira e última medida de segurança aconselhável é a rejeição de qualquer software ilegal, porque este pode trazer vírus camuflados que se alojam no computador. Estes vírus podem danificar dados ou recolher informações pessoais dos utilizadores do computador para usos indevidos por parte dos atacantes.

A Internet, para além de um sítio onde a segurança não está garantida, também é um sítio onde a privacidade não é levada muito a sério, visto que, qualquer provedor de Internet pode ter acesso aos conteúdos a que os seus clientes acedem.

Em casos em que se queira manter o anonimato e privacidade na troca de informações na Internet pode-se usar serviços de VPN. Estes criam um canal encriptado entre o computador do utilizador e o servidor que fornece o serviço de VPN, passando a localização do cliente a ser referida na Internet como a do servidor VPN, pelo que, é possível aceder a serviços que estejam bloqueados no país do utilizador mas que não o estejam no país do servidor. Se o servidor de VPN garantir que não regista os dados solicitados pelo cliente, é possível usar a Internet anonimamente e de forma completamente privada, sendo apenas possível identificar o requisitante da informação se este inserir dados que o identifiquem.

Em grande parte do território chinês, assim como em outros países, o governo mantem bloqueado o acesso a páginas como Google, Facecook, YouTube, entre outras. No entanto, usando VPNs os habitantes desses países conseguem contornar esta restrição.


Download text