Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCMAJC32a

1718LCMAJC32a

Text genreResumo/Abstract
Task settingLivre
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho aborda o estudo de um fenómeno, intitulado plágio , na Universidade de Coimbra. Para que fosse possível extrair uma conclusão baseada em noções coesas, foi realizado um inquérito aos docentes, com vista a apurar dados concretos acerca deste problema.

Esta ideia fundamenta-se com base nos resultados obtidos através do inquérito, que relatou que o meio académico havia sido intoxicado com esta nova ocorrência, que consistia no ato de plagiar. Primeiramente, foi possível concluir que os alunos utilizavam manuais e teses de outrem em seu próprio beneficio, sem referir a fonte. De seguida comprovou-se que estes copiavam conteúdo proveniente da internet. Em terceiro lugar, afirmou-se que diversos alunos copiavam pelos seus colegas. Posteriormente, a mudança de estilo, os termos aleatórios e brasileiros, os erros de concordância, os estrangeirismos, assim como a metamorfose da estrutura ao longo dos textos, supostamente escritos pelos alunos, também haviam sido motivo de alerta para os docentes. E finalmente, a existência de trabalhos idênticos provenientes de alunos heterogéneos. Este estudo aprofundado deu origem à criação de um programa monetariamente acessível que visa detetar plágio, denominado user-friendly.

Em suma, conclui-se que o plágio funciona como um motor, que precisa de ser travado no mundo académico, pois é um mecanismo que permite a apropriação indevida, isto é, possibilita a infração, uma vez que plagiar é crime, pois ninguém se pode apropriar de um conteúdo que não é seu sem referir a sua origem.

Palavras-chave: Plágio, Fonte, User-friendly, Crime/Infração


Download text