Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCPSJC45a

1718LCPSJC45a

Text genreResumo/Abstract
Task settingLivre
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Este trabalho procura estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, através de um inquérito efetuado aos docentes desta mesma, objetivando alertar para a gravidade desta situação cada vez mais presente no mundo dos estudantes universitários.

Os professores informaram que existem várias fontes de material plagiado, quer seja por informação copiada de manuais e de teses, quer pela utilização do chamado "copy-paste" de informação da Internet, que era seguidamente colocada em trabalhos solicitados pelos docentes.

Os docentes encontraram nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio nos mesmos, como o facto dos alunos mudarem o estilo, as estruturas sintáticas e termos com que escreviam dentro do mesmo texto, a existência de vocábulos em brasileiro, ou outras expressões não habituais no nosso país, bem como o facto de existirem alunos diferentes a apresentarem trabalhos quase idênticos.

Os dados verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes, fornecendo diferentes tipos de plágio, têm em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa de detenção de plágio user-friendly, de preço razoável, com o âmbito de utilização em pequena escala.

Não se registam resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos devido às dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão e uma abrangência de temas muito distinta.

Em síntese, o plágio é um fenómeno bastante problemático na realidade universitária que necessita de ser combatido.

Conceitos chave: fenómeno do plágio; combate ao plágio; informação copiada.


Download text