Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAFJC418b

1617LCAFJC418b

Text genreResposta de desenvolvimento
Task settingClausura
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Primeiramente, segundo o pensamento de Banjamin Lee Whorf, a língua afeta as novas experiências e as nossas relações sociais. É através da língua que se criam consciências, por [...] isso existem consciências diferentes, porque cada língua é diferente da outra. As palavras que [...] aqui têm um conceito noutro lugar podem ter outro e isso relaciona-se com o facto de cada pessoa ter consciências diferentes.

Por outro lado, a língua, da cultura em que estamos inseridos, transmite a realidade. A nossa cultura acaba por influenciar e condicionar aquilo que dizemos e fazemos, logo a nossa cultura é a nossa língua. Sendo a língua um fator importante para determinar o processo de pensamento, nós vamos pensar segundo o que a nossa cultura acha correto. Para além disso, culturas diferentes originam pensamentos diferentes, por isso uma palavra pode ter diversos significados consoante o contexto em que se apresenta. Uma palavra no contexto errado pode suscitar interpretações completamente erradas, por falantes que não conheçam a língua. Por exemplo, nos Açores existem expressões [...] com significados [...] muito diferentes de Portugal Continental, a palavra canalha na ilha Terceira refere-se a crianças, enquanto que um canalha é uma pessoa , ou a palavra [...] tipicamente portuguesa saudade que não tem tradução nas outras línguas. Ou seja, se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito, uma pessoa que [...] nunca ouviu uma palavra não vai, certamente, saber o seu significado.

Por outro lado, a ideia de que com a língua condiciona o que fazemos, as pessoas não são capazes de pensar por si próprias. Esta ideia, embora seja menos aceite, é falsa porque cada pessoa tem o seu pensamento, [...] às vezes pode ser influenciado consoante aquilo que nos foi ensinado, no entanto nós podemos mudar a nossa forma de pensar e de agir. À medida que as cidades foram aumentando, foram, também, aparecendo pessoas [...] de etnias diferentes, que possibilitaram [...] o aparecimento de novas formas de pensar, logo uma pessoa não é influenciada pela sua cultura, mas também por outras culturas e outras pessoas. Por exemplo, [...] na ilha Terceira, por influência dos militares dos Estados Unidos da América, que residiam na Base das Lages, no dia 31 de outubro passou-se a celebrar o Trick ou Treat, que consiste no ato das crianças irem pelas casas desses militares pedir doces. Com isto, é possível ver que não é apenas a nossa realidade que nos molda.

Por fim, é verdade que a nossa língua afeta as nossas experiências e a ideia que temos da realidade, [...] contudo, somos capazes de ter pensamentos diferentes e ser influenciados por culturas diferentes. A nossa língua é importante, na medida em que é capaz de nos dar conceitos que as outras não dão, o que para mim pode ser correto, para outro cidadão pode ser incorreto.


Download text