Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCVAHA406a

1617LCVAHA406a

Text genreResposta de desenvolvimento
Task settingClausura
SubjectLinguagem e Comunicação
AreaCiências Sociais e Humanas

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A partir do excerto apresentado no qual passo a citar: muitas opiniões acerca do que significa comunicar- desde a sugestão que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um Recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. () A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto (J. Westander, 2013:2) podemos afirmar que o modelo que F. de Saussure aplicou na comunicação se enquadra na perfeição a este excerto de Hakansson, onde o modelo de tipo Semiótico abrange na totalidade o abordado.

Podemos designar a comunicação como uma forma de interagir em grupo como acontece com a socialização e, [...] a comunicação [...] vai ter em comparação com os animais pontos em comum, nomeadamente os sentidos, olfato, tacto, audição, visão embora a comunicação humana terá pontos [...] que são específicos dela, como por exemplo a utilização de uma linguagem verbal, o uso de tecnologias e uma capacidade de abstração.

No modelo exposto por Saussure vemos que perante as variadas línguas [...] ele as caracteriza como signos com um símbolo sentido, isto quer dizer que é através deles que as mensagens terão uma panóplia de conjugações.

Como refere o excerto exposto a comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto, passando a exemplificar esta frase do excerto com um exemplo, podemos ter um indivíduo A e um indivíduo B e que ambos estão perante uma comunicação, seja ela verbal ou não verbal, ambos irão construir uma mensagem em que vão partilhar, desde emoções, experiências, sentimentos, temos de ter em conta que para que essa comunicação faça todo o sentido temos de ter em atenção o contexto e a cultura.

Sendo o contexto e a cultura parte integrante, ambos os indivíduos, receptor e emissor se irão cooperar no ponto ao qual se designa de sentido.

Caso haja uma interferência da transmissão de mensagem vai haver sempre uma significação, ou seja tudo com significado pode ser interpretado e a conversa poderá persistir mesmo assim.

Comunicar vai muito além [...] de falar apenas, de adquirir conhecimentos acerca de outra língua e comunicar nessa mesma língua.

A comunicação está presente em tudo, podemos afirmar tudo, porque tudo tem um sentido, tudo irá ter um porquê, e quando estamos presentes a algo com interpretação irá certamente ter um significado e um sentido.

Podemos dar os inúmeros exemplos das várias formas de comunicação, onde através dos gestos, do movimento, mesmo [...] que não queiramos haverá alguém que o irá interpretar.

Hoje em dia fazemos de tudo para ser aceites num meio, onde por exemplo através da imagem que é o nosso cartão de visita somos capazes de pintar os lábios, no caso das mulheres, de uma determinada cor, porque está na moda ou porque o grupo todo de amigos o faz.

Tudo que fazemos irá ter um ponto de chegada (o recetor) e vai ser interpretado [...]

O professor MacLuhan e o seu meio é a mensagem vai ao encontro do que aqui é dito no que toca à forma como uma mensagem irá ser interpretada e de como o próprio meio neste caso será o contexto.

Podemos dizer que comunicar vai muito além de duas pessoas se cruzarem e falarem. Iremos ter sempre um recetor e um emissor, sendo que poderá ser através de um jornal ou de um livro onde o autor estará a transmitir algo para com os seus recetores.

Na comunicação o indivíduo irá estar sempre num processo de auto-construção e de conhecimento o que fará com que [...] a sua bagagem e a sua enciclopédia se construa com o passar do tempo e com isto a comunicação entre um emissor e um receptor irá ser um processo onde a mensagem irá certamente ter um entendimento mútuo e onde haverá uma cooperação maior.

[...] No que diz respeito à cultura, temos de ter em atenção que o que para nós pode significar uma coisa para outras culturas pode ser o oposto, por exemplo enquanto que em Portugal dizer sim e abanar com a cabeça é normal, este tipo de comunicação na Grécia não seria o melhor, pois abanar a cabeça significa não.

Podemos concluir que toda a comunicação é uma construção na qual o indivíduo se auto constroi.


Download text