Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617CTASEI1006b

1617CTASEI1006b

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionRedija um abstract / resumo / sumário, em português, a partir do exemplo infra, conforme as normas aprendidas nas aulas, com 150 palavras, sem possibilidade de variação.
Task ID1617CTABS04
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências
CursoEngenharia Informática
DisciplinaComunicação Técnica
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Nos últimos tempos, a educação superior para o jornalismo tem atravessado problemas de sustentabilidade, função e direcionamento sociais, encontrando-se cada vez mais precária e fragilizada.

Esta tese, baseada no pensamento de autores como Dewey, Freire e McLuhan e em elaborações teóricas sobre atividade humana enquanto fenómeno social e cultural, apresenta uma abordagem ao problema de como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras, baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias.

Seguiu-se uma abordagem metodológica de investigação-ação em três ciclos, alicerçados entre si de forma sequencial: primeiro na plataforma Moodle, de seguida na plataforma Dolphin e, por último, uma combinação entre um blogue de tipo portefólio coletivo e um grupo aberto no Facebook.

Os resultados observados nestes ciclos de investigação-ação comprovaram a eficácia das novas tecnologias na promoção da competência prática em jornalismo e da consciencialização pessoal sobre um percurso até à profissão.


Download text