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1718LCASJC03a

1718LCASJC03a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho trata a seriedade do problema de plágio na Universidade de Coimbra. Através de um inquérito feito aos docentes e da análise do mesmo, foi possível verificar que o plágio é uma realidade comum no meio académico. Com base neste inquérito foram também identificadas as fontes de material plageado, assim como os principais indicios que despertam suspeitas de plágio.

Esta ideia fundamenta-se através das conclusões que o estudo exaustivo feito à volta do inquérito conseguiu determinar. Por intermédio de textos fornecidos por parte dos docentes, foi possível concluir que as fontes de material plageado mais utilizadas são manuais e teses, seguidas de Internet e, até, trabalhos de outros colegas. Este fenómeno evidencia-se quando os alunos mudam o estilo de escrita ao longo do texto, empregando termos e estruturas sintáticas diferentes. Muitas vezes os trabalhos contêm frases em brasileiro, erros de concordância e revelam semelhança aos de outros colegas, o que é motivo de alerta.

Conclui-se que combater o plágio na universidade é uma necessidade, que o mesmo, para além de ilegal, é moralmente incorreto. A eliminação deste problema pode ser facilitada com a contrução de um programa user-friendly, sendo este financeiramente acessível e deveras credível para detetar plágio.

Conceitos-chave: plágio, fontes, material plageado, user-friendly


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