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1718LCBCJC09a

1718LCBCJC09a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O trabalho apresentado tem como objetivo estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Para tal, foi necessário realizar inquéritos e analisar as respostas dos docentes, visto que o plágio é algo comum na realização de trabalhos, sobretudo no meio académico.

A primeira fonte a ser verificada pelos professores foi a cópia de determinados materiais provenientes de manuais e teses. Além disso, também se verificou que uma grande parte do material é retirado da Internet e uma das coisas mais comuns é copiar certos pontos dos trabalhos de colegas, sem o referir.

Na verdade, os inquiridos admitiram que encontraram indícios mais frequentes de plágio que podiam despertar a atenção de todos no que toca à cópia de ideias. Esse indício era a mudança na escrita estilo e estruturas sintáticas e frases retiradas da Internet em português do Brasil, com erros de concordância e expressões que não são usadas no nosso país.

Por último, a semelhança entre os trabalhos realizados pelos alunos levanta suspeitas de transcrição de ideias.

Assim, os dados foram analisados através de documentos fornecidos pelos docentes, que apresentam vários tipos de plágio. Desta forma, planeia-se estabelecer critérios fiáveis que ajudem a construir um programa para detetar plágio user-friendly e de preço razoável, que possa ser usado em pequena escala nas instituições.

Não existem resultados globais para todas as tabelas em anexo, porque houve dificuldades em comparar textos que são diferentes em diversos aspetos.

Em suma, é necessário combater o plágio, criando regras e programas que permitam identificá-lo.


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