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1718LCCLJC12a

1718LCCLJC12a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

No presente trabalho, pretende aprofundar-se o recurso ao plágio na Universidade de Coimbra recorrendo, para isso, à análise de um inquérito, previamente realizado, o qual proporcionará o aprofundamento do estudo em questão, tendo em vista a justificação da gravidade desta acção no meio académico.

Com base no respetivo inquirimento concluiu-se que, por um lado, numa escala de ocorrência decrescente, são vistas como principais fontes de material plagiado manuais e teses, conteúdos disponibilizados online e trabalhos realizados por colegas. Por outro, são indícios como erros de concordância, uso de léxicos impróprios ou invulgares do país, alterações (dentro do mesmo texto) do estilo de escrita e a elaboração de trabalhos semelhantes que alertam os docentes para esta prática. As informações disponibilizadas foram comprovadas através de diversos tipos de textos, fornecidos pelos mesmos, numa tentativa de elaborar critérios que compusessem um programa de deteção de plágio, destinado a um uso de pequena escala, nomeadamente a nível de departamentos ou instituições.

Embora as dificuldades de comparação de textos, com extensões e temas díspares, constituam uma limitação do projeto, este permanece como uma opção de combate ao, cada vez mais recorrente, plágio no meio académico.


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