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1718LCDDHA16a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória de Arte
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário Estudo de caso com base em questionário

Este trabalho destina-se a estudar o plágio na Universidade de Coimbra e utiliza um inquérito cujo objetivo é analisar as respostas dos docentes. Os resultados deste inquérito mostram que o plágio é algo sério, principalmente quando sucede no meio académico.

Os professores informaram que foi identificada uma primeira fonte de material plagiado, sendo essa um trabalho em que os alunos copiaram de manuais e teses. Informaram ainda que, a segunda fonte mais comum, era material copiado da Internet, cortado ou não, e colado no texto solicitado.

21 professores reportaram nas respostas abertas que os estudantes tinham copiado de colegas sem colocarem a devida referência, e que foram encontrados nos trabalhos indícios de plágio, sendo que os alunos apenas mudaram o estilo da sua escrita usando estruturas sintáticas e termos diferentes dos originais. Indicaram ainda que, muitas vezes, encontram nos textos excertos em português do Brasil copiados da internet e com erros de concordância. Outro indício comum foi o facto de alunos diferentes apresentarem trabalhos idênticos, o que foi verificado a partir de textos fornecidos pelos docentes.

Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa de verificação de plágios user-friendly, de preço razoável e com o objetivo de ser usado em pequena escala, como num departamento de uma instituição. Não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, sendo que houve dificuldades em comparar tecnicamente textos cuja extensão e temas são distintos.

Concluindo, é preciso combater o plágio.


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