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1718LCDRJC17a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, fundamentando-se num inquérito realizado aos docentes sobre um problema bastante preocupante no meio académico.

Como primeira fonte de material imitado, os educadores deram o exemplo de trabalhos que os estudantes retiravam de manuais e teses. Logo depois, a segunda situação mais corrente, era o conteúdo reproduzido da Internet, cortado ou não, e depois colado no texto que fora anteriormente entregue. Dos professores abordados, vinte e um declararam que os aprendizes transcreviam dos colegas sem o referenciarem. Disseram também que encontravam indícios que levantavam duvidas acerca da cópia, nomeadamente: a modificação do estilo da escrita, a utilização de estruturas sintáticas divergentes e uso de termos distintos uns dos outros. Pronunciaram até, que era muito frequente depararem-se com fragmentos de frases em português do brasil, extraídas online, com erros de concordância, ou expressões que não são comuns na língua original. Por último, era igualmente vulgar, alunos diversos apresentarem trabalhos praticamente idênticos. Estes dados foram corroborados com modelos que os questionados forneceram, que mostravam diferentes tipos de falsificação, que têm como missão constituir critérios fidedignos para edificar um plano para assinalar este tipo de situações.

Não existem resultados globais, que uma grande dificuldade em equiparar excertos de extensão desigual e que abordam temas variados. Em suma, é urgente deter o plágio no ensino superior.

Palavras-chave: plágio, inquérito, docentes/professores, trabalhos, indícios, cópia, alunos/estudantes e falsificação.


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