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1718LCFLJC21a

1718LCFLJC21a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, a partir de um inquérito aos seus docentes. Os resultados mostram que esta prática é um problema sério no meio académico. Os mestres identificaram uma primeira fonte de material plagiado: cópia de manuais e de teses e uma segunda mais comum: transcrições parciais ou integrais da Internet. Neste estudo, vinte e um professores reportaram que os estudantes tinham copiado pelos colegas, identificando os indícios mais vulgares da fraude: mudanças de estilo dentro do mesmo texto e estruturas sintáticas diferentes. Indicaram ainda que, muitas vezes, encontram nos textos partes de frases em português do Brasil, com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, outro traço caraterístico, alunos diferentes que apresentam trabalhos quase iguais. Os dados verificados a partir das respostas que os docentes forneceram, permitiram constituir uma tipologia das práticas abusivas dos alunos. Com critérios fiáveis, pretende-se construir um programa informático, user-friendly , de preço razoável, para detetar plágios e para ser usado, nessa função, de uma forma experimental, no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. Não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, pois houve dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão muito variada e que tratam diferentes temas. Concluindo, este estudo será um contributo para a construção de uma ferramenta que reduza o plágio, no seio da nossa universidade, a níveis próximos do zero.


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