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Género de textoResumo/Abstract
ContextoLivre
DisciplinaLinguagem e Comunicação
ÁreaCiências Sociais e Humanas

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O Plágio no Ensino Universitário

No presente trabalho pretende-se dar a conhecer o plágio e as várias formas do mesmo, assim como uma solução para o seu combate.

Tendo como base inquéritos realizados por docentes e com o objetivo de analisar as respostas dos docentes veio-se a reforçar o que se tinha concluído, o plágio é um assunto sério e bastante frequente. Os docentes defendem a divisão do plágio em duas fontes, a primeira é feita através de manuais e teses, aos quais os alunos recorrem muitas vezes. A segunda fonte é a internet, onde os alunos realizam o dito copy and paste, em que, na maior parte das vezes, o texto não é alterado, apresentando erros gramaticais e de concordância, palavras em brasileiro, diferentes estruturas ao longo do texto e expressões pouco utilizadas em Portugal.

Outro indício da realização do plágio é o facto de vários alunos terem o trabalho similar, o que leva ao docente a suspeitar de o trabalho ser plagiado.

Em suma, os dados acima citados foram fornecidos por textos de docentes, apresentam os vários tipos de plágio e visam estabelecer critérios para a construção de um programa anti-plágio, concluindo que combater o plágio no meio académico é fundamental.


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