Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCGPLM25a

1718LCGPLM25a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Abstract

Objetivo: O trabalho fundamenta-se nas respostas de docentes da Universidade de Coimbra num inquérito proposto sobre o plágio acadêmico, um assunto desmedidamente preocupante para tal meio.

Resultados: Dentre as fontes dos materiais plagiados encontram-se, primeiramente, manuais e teses; segundamente, a Internet plágio parafraseado ou cópia absoluta; e terceiramente, cópias sem referência entre os próprios estudantes. Os docentes baseiam suas respostas em suspeitas, tais como: mudança de estilo textual e diferentes estruturas sintáticas, uso de outra variante da língua (p.ex. Português do Brasil), erros de concordância ou expressões não habituais na língua nativa do estudante, e finalmente, trabalhos de discentes demasiadamente semelhantes.

Conclusões: Apesar de limitações como a comparação técnica entre textos de diversos temas e extensões, verifica-se critérios fidedignos para a criação de um programa de detecção de plágios, que seja user-friendly e econômico, para assim, combater o fenômeno do plágio no meio acadêmico.


Download text