Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1718LCHCH26a

1718LCHCH26a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Abstract

O presente trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Utilizando um inquérito, o objetivo é analisar as respostas de docentes, visto ser este um fenómeno crescente no meio académico, constituindo uma grave infração.

Os resultados do inquérito feito aos docentes demonstram que o plágio é um sério problema quando recorrente entre os estudantes. Os mesmos afirmaram terem por várias vezes identificado uma primeira fonte de material plagiado, sendo essa fonte proveniente de manuais e teses. Afirmaram também que a segunda fonte mais comum era o material retirado da Internet, alterado ou não, sendo este colocado no texto solicitado dos trabalhos pedidos pelos docentes. Também vinte e um docentes dos inquiridos reportaram nas respostas abertas que os estudantes tinham copiado dos colegas sem o terem referenciado.

Os docentes disseram também ter encontrado nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio nos mesmos. Por exemplo, a mudança do estilo da escrita dentro do mesmo texto, bem como o uso de diferentes termos. Indicaram ainda que é uma constante o uso de frases e expressões idiomáticas brasileiras, bem como erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, outro indício prende-se com o facto de os vários trabalhos apresentados por diferentes alunos serem semelhantes.

Os dados foram avaliados tendo por base os textos facultados pelos docentes. Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para a construção de um programa para plágios user-friendly e de preço razoável, e para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. Não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, devido às dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão muito diferente e que tratam diferentes temas.

Em conclusão, é necessário o combate ao plágio no meio académico.

Palavras-Chave: Plágio, Inquérito, Docentes.


Download text