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1718LCIRJC27a

1718LCIRJC27a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Tese: O plágio acadêmico na Universidade de Coimbra desperta a investigação do caso e a solução do problema.

O presente trabalho analisa um grave problema decorrente na Universidade de Coimbra: o plágio acadêmico. Estas suspeitas despertaram os docentes após indícios partindo dos estudantes, como num mesmo texto mudarem seu estilo de escrita consideravelmente e aparecerem estruturas sintáticas e termos diferentes, o uso de expressões em português brasileiro copiados da internet e sem conhecimento em Portugal, também com erros de concordância gramatical. Na mesma vertente, ainda haviam alunos diferentes que apresentavam trabalhos praticamente iguais.

Sendo assim, foi realizado um inquérito com 21 docentes a partir de textos fornecidos por eles de trabalhos de alunos desde quando surgiram suspeitas partindo dos discentes, para que seguido da verificação, o problema fosse confirmado. Com base nas respostas destes, constatou-se primeiramente que fontes de material plagiado surgiam de cópias de manuais e teses, subsequente de materiais copiados da internet com trechos retirados e colados nos enunciados de seus trabalhos acadêmicos.

Alicerçado no problema, planos para a construção de um programa para detectar plágio de user-friendly, preço razoável e em proporções menores, como no caso do uso em pequenos departamentos de instituições. Entretanto, limitações em escala global, pois é difícil comparar tecnicamente textos que têm uma extensão e temas muito diferentes.

Em conclusão, a óbice do plágio no meio acadêmico é de proporção e gravidade maior do que imaginada e o estudo e desdobramento dele é essencial.

Palavras-chave: acadêmico, trabalhos, docente, plágio.


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