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1718LCLLJC31a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, utilizando um inquérito com o intuito de analisar as respostas de docentes, cujos resultados mostram que o plágio é um problema sério quando aparece no meio académico. Os professores indicam como principais fontes de materiais plagiados trabalhos que os alunos copiam de manuais e de teses ou materiais copiados da Internet, cortados ou não, e a seguir colados no texto solicitado aos estudantes nos enunciados dos trabalhos.

Os docentes referem a existência de indícios que despertam suspeitas de plágio, como por exemplo a mudança de estilo com que escrevem dentro do mesmo texto, o aparecimento de estruturas sintáticas diferentes, termos diferentes uns dos outros, pedaços de frase em brasileiro copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais.

Os dados foram verificados a partir de textos que os docentes forneceram, apresentando estes, diferentes tipos de plágio, com vista a estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. Devido à dificuldade na comparação de textos (devido a diversos fatores), não resultados gerais para todas as tabelas em anexo. Em conclusão, é preciso combater o plágio no meio académico.


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