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1718LCMFLM33a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário - estudo de caso com base em questionário

Com o objetivo de estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, este trabalho recorre a um inquérito para analisar as respostas dos decentes desta universidade.

Neste inquérito, os professores indicam que a primeira forma de plágio que identificam é aquele que ocorre a partir de manuais e teses.

A segunda forma de plágio mais comum identificada pelos professores participantes neste inquérito é material copiado da Internet, o chamado copy-paste.

Para além do plágio de manuais, teses e materiais encontrados na Internet, os professores reportam que os alunos plagiam de igual forma trabalhos de colegas.

Os professores identificam a existência de plágio a partir da mudança de estilo e da existência de estruturas sintáticas distintas dentro do mesmo texto. Para além disto, a presença no texto de expressões não frequentes no português europeu e erros de concordância, despertam imediatamente suspeitas de plágio.

Os dados para esta análise do inquérito provêm de textos fornecidos pelos docentes participantes, textos que contém diferentes tipos de plágio.

Sendo o plágio um sério problema no meio académico, é importante combatê-lo de forma eficaz. Este combate pode ser feito através do desenvolvimento de programas informáticos user-friendly a preços razoáveis e com critérios fiáveis, para que a deteção de plágio seja feita da forma mais precisa possível.


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