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1718LCMRJC35a

1718LCMRJC35a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

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O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra através de um inquérito realizado a docentes, cujo objetivo é analisar as respostas. Ao analisar os resultados do inquérito conclui-se que o plágio é um problema sério no meio académico.

Os professores detetaram diversas fontes de material plagiado: material copiado de manuais e teses, material copiado da internet e material copiado entre colegas. Os docentes identificaram, nos trabalhos, indícios comuns de suspeitas de plágio: mudança do estilo de escrita dentro do mesmo texto, utilização de estruturas sintáticas diferentes e uso de termos diferentes uns dos outros. Identificaram, ainda, excertos do texto escritos em português do Brasil retirados da Internet e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, aperceberam-se que alunos diferentes apresentaram trabalhos idênticos, gerando suspeitas de plágio.

Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, de modo a ser utilizado em pequena escala num pequeno departamento de uma instituição. Este sistema é falível pois não permite identificar novos métodos de plágio.

Em suma, torna-se necessário combater o plágio no meio académico.

Conceitos chave:

área: combate ao plágio no meio académico; especialidade: investigação e inquérito; especialização: detetar, plágio, meio académico, material, trabalhos.

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