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1718LCPSJC45a

1718LCPSJC45a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O Plágio no Ensino Universitário estudo de caso com base em questionário

Este trabalho procura estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, através de um inquérito efetuado aos docentes desta mesma, objetivando alertar para a gravidade desta situação cada vez mais presente no mundo dos estudantes universitários.

Os professores informaram que existem várias fontes de material plagiado, quer seja por informação copiada de manuais e de teses, quer pela utilização do chamado "copy-paste" de informação da Internet, que era seguidamente colocada em trabalhos solicitados pelos docentes.

Os docentes encontraram nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio nos mesmos, como o facto dos alunos mudarem o estilo, as estruturas sintáticas e termos com que escreviam dentro do mesmo texto, a existência de vocábulos em brasileiro, ou outras expressões não habituais no nosso país, bem como o facto de existirem alunos diferentes a apresentarem trabalhos quase idênticos.

Os dados verificados a partir de textos fornecidos pelos docentes, fornecendo diferentes tipos de plágio, têm em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa de detenção de plágio user-friendly, de preço razoável, com o âmbito de utilização em pequena escala.

Não se registam resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos devido às dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão e uma abrangência de temas muito distinta.

Em síntese, o plágio é um fenómeno bastante problemático na realidade universitária que necessita de ser combatido.

Conceitos chave: fenómeno do plágio; combate ao plágio; informação copiada.


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