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1718LCVBJC55a

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Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Abstract

O presente trabalho pretende estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra, para tal, procedeu-se à realização de um inquérito junto dos professores, onde foram identificadas as fontes mais comummente usadas pelos alunos plagiadores nos trabalhos e as técnicas que são empregues para a deteção desta prática.

Segundo os docentes inquiridos, a utilização de material copiado de livros e teses é a forma de plágio mais utilizada pelos alunos, seguida pelo uso de conteúdo copiado pela internet e pela cópia de trabalhos de outros alunos; Mas, assim como são várias as formas de plágio são também várias as técnicas que permitem identifica-lo: a mudança do estilo do discurso ao longo do texto, as frases com erros de concordância, o uso de expressões características do português do Brasil ou mesmo o facto de haver trabalhos demasiado semelhantes entre os alunos foram alguns dos indícios apresentados pelos docentes como sendo importantes para detetar um trabalho com conteúdo plagiado.

No entanto, perante a dificuldade de comparar vários textos, de grande extensão e que tratam diferentes temas seria importante desenvolver um programa informático, user friendly e de baixo custo, que pudesse ser utilizado, por exemplo, dentro de um dos departamentos da Universidade e que auxiliasse os docentes na análise dos trabalhos

Em suma, o uso do plágio é uma questão a ter em conta na Universidade de Coimbra, pelo que é fundamental criar mecanismos que ajudem a afastar essa prática do meio académico.

Palavras-chave: Plágio, inquérito, aluno, docente, trabalho, académico


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