Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCASJC12a

1819LCASJC12a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísBrasil

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O trabalho analisado discorre sobre a questão do  plágio no meio acadêmico e utiliza de um inquérito baseado nas respostas dos docentes da Universidade de Coimbra para analisar o problema.

Os professores afirmaram que existem diversas fontes para o material plagiado. Entre elas encontra-se maioritariamente a  copia de teses e manuais, além de materiais retirados da internet  e textos de outros alunos usado sem a devida referência.

Segundo os vinte e um docentes participantes do inquérito, existem alguns  indícios de que um trabalho contém plágio. Como, por exemplo, a mudança de estilo e o uso de  diferentes estruturas sintáticas no mesmo texto, assim como a utilização do português brasileiro e de expressões incomuns em Portugal. Além disso, a apresentação de trabalhos idênticos por alunos distintos também foi citada.

Os materiais apresentam diferentes tipos de plágio para estabelecer critérios fiáveis na construção de um programa user-friendly de preço razoável com fim de funcionar em pequena escala em uma instituição. Não resultados globais para as tabelas apresentadas uma vez que as extensões e os temas dos textos são muito distintos.

Em conclusão, é necessário combater o plágio nas Universidades, tendo em vista que a prática prejudica todos os envolvidos e compromete os direitos autorais e a qualidade do aprendizado.


Download text