Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCDMEC18a

1819LCDMEC18a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoEstudos Clássicos
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O presente trabalho pretende estudar o plágio na Universidade de Coimbra com base num inquérito que pretende mostrar respostas de docentes que presenciaram o acontecimento em diferentes formas e situações. 

Apontados pelos docentes, os principais materiais plagiados foram manuais e teses contendo informação presente na internet, sendo esta cortada ou não e colocada no trabalho pelos alunos. Os docentes afirmam que tinham encontrado mais indícios de plágio entre os quais se destaca a mudança e tipo de letra, estruturas sintáticas diferentes, excerto de texto escrito em brasileiro com erros de concordância e expressões não habituais no quotidiano português. 

Por fim, outro indício e possivelmente o mais visível, eram os trabalhos copiados de colega para colega. 

A recolha destes dados serviu para destacar a importância de construir um programa fiável e de custos reduzidos para a deteção de plágio. 

É de enaltecer que apesar de não haver resultados conclusivos, é de grande importância travar o plágio para que gerações futuras possam desenvolver as suas capacidades e a sua formação ética.


Download text