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1819LCJFLM27a

1819LCJFLM27a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLíngua Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

No presente trabalho aborda-se o tema do plágio no meio universitário, embora que grave em qualquer situação. Para isto, realizou-se um inquérito de forma a analisarem-se as respostas dos docentes acerca deste problema.

Os professores apontaram as principais fontes de materiais plagiados, sendo elas manuais e teses, e informações presentes na Internet que, cortadas ou não, são coladas no trabalho solicitado aos alunos. Para além disto, vinte e um dos docentes reportaram, também, nas respostas abertas, que existem estudantes que copiam trabalhos de colegas sem o referenciar.

Foi também referido pelos docentes que encontraram indícios comuns que levam à suspeita de plágio num trabalho. Estes indícios são a diferença do estilo de escrita e das estruturas sintáticas, a utilização de termos diferentes para a mesma palavra, a existência de fragmentos de frases escritas em português do Brasil e expressões incomuns no nosso país, e o surgimento de trabalhos praticamente iguais embora realizados por alunos diferentes.

Estes dados foram adquiridos através de textos fornecidos pelos professores, e apresentam diferentes tipos de plágio com o objetivo de auxiliar a criação de um programa que detete plágios, para ser utilizado num pequeno departamento de uma instituição.

Conclui-se que, apesar de não existirem resultados globais devido à dificuldade na comparação de textos com diferentes temas, é necessário combater o plágio no meio académico.


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