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1819LCMLJC43a

1819LCMLJC43a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O presente trabalho aborda o tema do plágio na Universidade de Coimbra que se está a tornar um problema cada vez mais sério no meio académico.

Este fenómeno é confirmado com base num inquérito realizado aos docentes da universidade que comprovam que as fontes mais comuns de plágio são cópias de manuais e de teses ou a transcrição de material da internet que era colado nos trabalhos solicitados pelos professores. Os indícios mais comuns de plágio detetados por alguns dos docentes nos trabalhos consistiam na diferença do estilo da escrita, o uso de termos diferentes uns dos outros e estruturas sintáticas diferentes. Foi assinalada igualmente a utilização do português do brasil, erros de concordância ou expressões não habituais no nosso país surgindo também trabalhos muito idênticos embora realizados por alunos diferentes.

Os dados foram verificados a partir de textos fornecidos pelos professores que apresentam vários tipos de plágio tendo em vista estabelecer critérios fiáveis com a finalidade de construir um programa user-friendly para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento institucional.

Em suma, apesar de não existirem resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos devido às dificuldades em comparar textos, é necessário combater o plágio no meio académico.


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