Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LJFMJC31a

1819LJFMJC31a

Género de textoResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
ContextoLivre
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Este trabalho tem como objetivo abordar o estudo do plágio na Universidade de Coimbra, tendo em vista a grande frequência de casos que ocorrem e a gravidade destes para o meio acadêmico.

Foi efetuado um inquérito, acerca do tema, com os docentes da instituição e o resultado foi a confirmação da sua recorrência e a descoberta de diferentes tipos.

Os professores apontaram como primeira fonte de material plagiado cópias de manuais e teses, a segunda fonte mais utilizada são materiais copiados da internet, e a terceira, cópias de outros estudantes. Foi também verificado pelos mesmos mudanças de estilo e estruturas sintáticas diferentes no texto, além de erros de concordância e expressões não habituais em Portugal. Todos esses elementos eram tidos como suspeita quando analisavam trabalhos.

Com o intuito de combater essa prática, os docentes forneceram textos como material de pesquisa que seriam utilizados para a organização de critérios fiáveis e construção de um programa para detectar plágios user-friendly. Entretanto, a grande variedade temas e as diferentes extensões dificultaram a comparação técnica do material, impossibilitando resultados até o momento.

Por fim, é imprescindível o combate ao fenômeno do plágio.


Download text