Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCAGLM416b

1617LCAGLM416b

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNum texto argumentativo devidamente estruturado, faça uma discussão crítica da tese que resume o pensamento de Benjamin Lee Whorf: (…) se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito. (Deutscher, G. (2010, 26 de agosto). Does Your Language Shape How You Think? New York Times Magazine) http://www.nytimes.com/2010/08/29/magazine/29language-t.html?_r=0
Task ID1617LCRD08
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A linguagem verbal é uma característica específica do ser humano de caracter duplamente articulado [...] constituída por fonemas ou sons que vão dar origem a [...] morfemas que articulados, segundo regras semânticas vão dar origem a frases e textos.

Sabemos que a linguagem possui cinco dimensões essenciais a dimensão [...] referencial, que representa o mundo, dimensão pragmática que revela o uso apropria, dimensão social, ou seja establece relações, dimensão afetiva, demonstra emoções e neste seguimento [...] também existem cinco princípios essênciais para a utilização da linguagem verbal (auto) consciência do seu uso, uso e interpretação eficaz da própria linguagem verbal, uso e interpretação eficaz da linguagem não verbal, adaptação ao outro e abertura ao outro. A aquisição da linguagem verbal tem uma importância muito relevante para o ser humano pois sustenta o processo cognitivo e o pensamento e desenvolvimento do cérebro, assim como é também um processo de cooperação entre as comunidades através do uso da língua. [...] Shannon que a linguagem poderá mesmo ser inata (inscrita no nosso ADN) [...] pois existem genes identificados como responsáveis pela [...] aquisição, utilização e desenvolvimento da linguagem verbal, como é o caso da FOXP2 (situado no cromossoma do segmento 7 humano) que quando apresenta anomalias [...] causa patologias genéticas como é o caso da disparaxia orofacial (comprometimento ou impossibilidade da correta utilização dos músculos faciais e motores necessários à produção de linguagem verbal, como é o caso dos maxilares. Relativamente a esta capacidade inata do ser humano que é a linguagem verbal Pinker desenvolveu a teoria do inatismo, sustentada em dois argumentos o da analogia e da pobreza de estímulo. Relativamente ao caracter analógico Pinker defende que a criança desenvolve espontaneamente a linguagem verbal, porque seria impossível que a criança tivesse ouvido todas as frases e todas as palavras antes de as produzir, [...] contrariamente utiliza sim uma analogia [...] em relação a outras palavras aprendidas como por exemplo fazi da analogia com comi corri. Relativamente ao argumento da pobreza de estímulo diz-nos que a criança adquire naturalmente e espontaneamente a linguagem sem ser necessario uma aprendizagem de estímulo por parte de outrem e [...] a criança ao longo da sua vida vai desenvolvimento a sua gramática universal inata sem [...] ter consciência da sua utilização, podemos confirmar isto com a afirmação de Pinker É uma competência complexa e espacializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem esforço consciente nem intuição formal. Segundo Faria 1996, o ser humano nasce com características físicas biologicas especificamente designadas para a utilização da linguagem verbal.


Download text