Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCARJC415a

1617LCARJC415a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoJornalismo e Comunicação
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A comunicação humana é [...] caraterizada pela presença de dois indivíduos, [...] em que a mensagem não é, apenas, transmitida, mas sim construída. Com efeito, é um processo complexo enquadrado num determinado contexto. O contexto [...] é, assim, uma condicionante fulcral para a existência de uma boa comunicação.

Na verdade, a comunicação não pode ser encarada como [...] a simples transmissão de uma mensagem do emissor para o recetor, sendo que desta forma se ignora a importância do recetor, que [...] é um elemento ativo no processo comunicativo. [...] É dotado de capacidade interpretativa e a todo o momento transmite as suas reações [...] ao emissor, [...] que constituem o feedback. Esta noção de feedback é também essencial para o sucesso da comunicação, pois permite que se estabeleça uma envolvência entre os vários participantes no ato comunicativo: o emissor pode adaptar o seu discurso ao interlocutor e este, por sua vez, irá focar-se com mais interesse na comunicação pois irá ao encontro das suas ideias (Fiske).

Assim, a intencionalidade não é uma condição necessária para existir comunicação uma vez que o feedback pode ser transmitido involuntariamente e, por vezes, inconscientemente. Por exemplo, quando [...] uma conversa está a ser desagradável, o ser humano tem tendência a evitar o contacto físico e visual, muitas vezes sem se aperceber. Ou por outro lado, pode-se considerar as reações de uma audiência a uma conferência maçadora, [...] em que as pessoas através de comportamentos que podem indicar sonolência, mostram o seu desagrado.

Desta forma, a comunicação deve ser encarada como uma sincronia interativa devido, ao facto, de os atos comunicativos serem contínuos, existindo sempre uma partilha constante de conhecimento, que é essencial para uma boa convivência em sociedade e na manutenção da coesão do grupo. Por exemplo, é através da comunicação que é possível o sucesso das inovações a nível do aumento do contacto da nossa sobrevivência.

Em suma, a comunicação é uma [...] construção partilhada entre os vários indivíduos, num determinado contexto social, que constitui um papel fulcral na vida do ser humano.


Download text