Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCASLM372a

1617LCASLM372a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A definição de comunicação e o que significa comunicar é algo que suscita várias dúvidas e opiniões.

Por um lado, pensa-se que comunicar é a transmissão de uma mensagem de um [...] emissor para um recetor, por meio de um canal através de um código. Esta definição existe desde [...] Shannon e Weaver e mais tarde adaptada à [...] por Jakobson à linguagem. Neste modelo a mensagem é [...] monolítica, e passa de um emissor para um recetor, daí estes modelos serem considerados transicionais. A intencionalidade é uma parte muito importante deste modelo, pois a mensagem é enviada se for de forma voluntária. Também se mede a qualidade e quantidade de informação recebida, e os problemas funcionais como o ruído que pode afetar a mensagem. Estes dados são mensuráveis em termos matemáticos e por isso formou-se o bit para os medir. A mensagem e o emissor recebem [...] especial atenção neste modelo e o recetor é considerado um sujeito passivo. [...]

Para se perceber melhor a mensagem quando mais [...] redundância existir melhor será a perceção da informação. [...] Este modelo é um modelo linear. O feedback é [...] a resposta do emissor, nem que seja um sorriso, como neste [...] modelo o sujeito é passivo não se pode considerar o feedback, como parte dos modelos transacionais.

Por outro lado, existe outra visão do que é a comunicação, se o feedback fizer parte da comunicação o sujeito que recebe a informação deixa de ser passivo e passa a fazer parte da comunicação. A comunicação que vai passar a ter significação e por isso se chama a este modelo, modelo semiótico. No [...] modelo semiótico o contexto é crucial, aqui ambos o emissor e recetor são ativos e que o emissor põe em ação a sua capacidade interpretativa. A mensagem deixa de ser um produto acabado, [...] e passa a ser um texto aberto e com interpretação contínua. Quanto maior for a informação partilhada, maior será o nível da compreensão.

Este modelo é melhor para a integração de um indivíduo em grupos, visto que decorre de uma sincronia interativa entre o emissor e o recetor [...] na cooperação para criar sentidos e para poderem alcançar um entendimento mútuo. Neste trabalho o emissor deixa de ter o papel mais importante e é a mensagem e o recetor que têm maior importância. Concluindo a comunicação é sem dúvida um processo complexo, e o contexto é parte crucial [...] da comunicação. É fácil de perceber que Colas, tintas e vernizes não significa o mesmo que colas, bebidas e sumos, [...] pois o contexto é diferente, e por isso os significados são parte integrante do contexto. (Hansson, G e Westander, J. (2013). E com base ainda na bibliografia de (Santos, J. V. S (2013).


Download text