Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCASLM412a

1617LCASLM412a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoLínguas Modernas
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

A partir dos conhecimentos adquiridos e da bibliografia lida, podemos classificar três tipos de comunicação humana: [...] a verbal, que é a expressão através de línguas naturais; [...] a não verbal, que se relaciona com os movimentos do corpo, expressões faciais, gestos, etc; [...] e a paraverbal, que acompanha, ou, [...] até, substitui a comunicação verbal [...] (quando dizemos o caminho até ao lugar X e à medida que dizemos direita, esquerda, etc, movimentamos os braços).

A comunicação [...] tenta-se explicar através de dois modelos, [...] o linear e o semiótico.

O modelo linear (Shannon e Weaver, 1973) é um modelo matemático, em que a mensagem produzida pelo emissor é enviada como um produto final, ao qual, [...] o recetor tem o dever de codificar. Neste modelo a redundância é [...] indesejada pois se a mensagem é um produto acabado, o que se tem que entender é somente o que o emissor transmitiu. (Fiske, 1990). Apesar deste modelo ter sido aceite, haviam algumas limitações; o facto de haverem fatores imprevisiveis, como o ruído que podia dificultar a transmissão da mensagem (em caso da comunicação ser feita através de uma via telefónica). A capacidade interpretativa do recetor, ou seja, uma mensagem pode ser [...] codificada de várias formas, dependendo do contexto inserido. E a multiplicidade de meios, como acima referido, vários tipos de comunicação que nos ajudam a entender melhor a mensagem, [...] por exemplo, quando alguém nos diz que está bem mas está agitado, podemos concluir que pode não estar a dizer [...] a verdade. (Fiske, 1990)

O modelo semiótico [...] não é um modelo matemático, a mensagem que se produz é transmitida como uma produção (algo não acabado, em construção), onde o contexto é crucial para que ambas as partes (emissor e recetor) se compreendão. Nesta situação, a redundância é necessária pois de quantas mais [...] e variadas formas a mensagem for transmitida, melhor será codificada. (Fiske, 1990). Quando se analisam as limitações do outro modelo e se comparam a este, elas são excluídas [...] devido à [...] redundância e ao contexto serem necessários [...] e cruciais, tendo também em conta que a comunicação [...] não verbal [...] sustenta 55% da nossa comunicação [...].

Na minha opinião e o modelo semiótico é mais plausível. [...] O facto de nós não analisarmos o que nos transmitem através de uma mensagem torna-se uma entrave no modelo linear.

Como exemplo para o primeiro modelo referido, temos [...] Mchulan, ele transmitiu a mensagem The medium is the message. Por outro lado, tendo em conta o modelo semiótico, podemos referir-nos a uma chamada telefónica para dar o exemplo: quando fazemos uma chamada e à ruído, quanto mais o emissor repetir a mensagem que enviou, melhor se vai perceber.

A mensagem é o meio e o contexto o seu envolvente. [...] (Mchulan)


Download text