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1617LCDPTP432a

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Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoTurismo, Território e Patrimónios
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Como é referido no excerto indicado de Hakansson e Westander, a comunicação humana é um processo complexo, nomeadamente porque se desdobra em 3 [...] vertentes: verbal, não verbal e paraverbal. A verbal (associada às palavras e aos idiomas) costuma estar intimamente à paraverbal (linguagem por meio de gestos e movimentos corporais que auxiliam, substituem ou até contrariam a linguagem verbal), mas é a não verbal que mais comunica (mais de 90% da nossa comunicação é feita através do nosso corpo).

Por outro lado, foram propostos vários modelos da comunicação humana para o seu estudo, como o modelo matemático e o modelo semiótico.

O modelo matemático de Shannon e Weaver é um modelo linear iniciado no meio das telecomunicações com o objetivo de tentar quantificar a informação que passava de A para B aquando da transmissão da mensagem. Caracteriza-se por ser um processo monolítico, em que a mensagem é vista como um bloco processado que é emitido de A e recebido por B. Assim, apenas o emissor participa no ato de comunicação e, se o recetor não receber a mensagem intacta, isso significa que [...] havia ruído (problema de comunicação). A sua premissa era o envio intencional de uma mensagem a um recetor (Hakansson e Westander), descartando [...] as componentes paraverbal e não verbal da comunicação.

Desta forma, e visto que a linguagem é um processo muito mais complexo, foi criado o modelo semiótico, que incorporava aspetos da semiótica. Este modelo é, assim, um modelo transacional (englobando as 3 vertentes da linguagem humana) e contínuo, em que tanto o emissor como o recetor participam no ato comunicativo e feedback por parte do recetor (reação e resposta deste à mensagem do emissor). Considerando então as 3 vertentes da linguagem (verbal, não verbal e paraverbal), [...] é necessário identificar o contexto (componente social e cultural) como cruacial para a interpretação da mensagem, visto que o que o recetor pode receber e interpretar pode ser diferente do que o que o emissor transmitir.

Em suma, apesar de haver diversas opiniões acerca do que significa comunicar, o modelo semiótico que a comunicação como uma interação entre interlocutores é o mais adequado, pois esta é complexa e culturalmente indexada, tal como é defendido por Hakansson e Westander.


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