Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1617LCESHIS433a

1617LCESHIS433a

Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoHistória
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

O ato de comunicar têm diversos significados como podemos observar a partir do excerto de Communication in Humans and other Animals de Hakansson, G. e Westander.

O significado de comunicar é muito abrangente e difícil de arranjar um único significado.

Se falarmos de comunicação animal, vamos dar maior importância à comunicação não verbal, pois apesar de estes comunicarem também verbalmente, é na comunicação não verbal que mais comunicam. Ao contrário dos seres humanos em que tanto a comunicação verbal como não verbal ou paraverbal são extremamente importantes.

Para muitos a comunicação baseia-se essencialmente em enviar uma mensagem intencional a um recetor (como [...] acontece por exemplo num sms, num mail e numa carta), mas este tipo de comunicação nunca irá dar para fazer uma verdadeira conversa, pois tanto [...] a pessoa que manda a mensagem como quem a recebe não se vêm. Logo, apesar de estarem a falar, não sabem se por exemplo outro está a mentir ou a não gostar da conversa, Este tipo de comunicação pode ser considerado não real, pois o outro pode estar a dizer o que o outro quer ouvir e não que realmente acha.

a comunicação ou o comunicar que é feito cara-a-cara é real e mais fiel (como quem diz, [...] também se [...] mente cara-a-cara), a conversa é mais orientada de acordo com o que vemos o outro transmitir (comunicação não verbal). se pode perceber se o outro está a gostar da conversa ou se está a mentir, também se consegue perceber quais são as coisas que outro mais gosta de falar.

Na comunicação cara-a-cara a conversa e o comunicar é construído através não da [...] comunicação verbal, mas também a não verbal e a paraverbal.

Por isso podesse afirmar que a comunicação [...] cara-a-cara é um processo complexo, pois são necessárias [...] diversas ferramentas para se se comunicar corretamente.

Ao contrário da comunicação feita por mensagem, em não existem tantas ferramentas para se construir a comunicação, logo a comunicação é menos viável na mensagem [...] e mais viável na comunicação feita cara-a-cara.

[...] Independentemente da viabilidade de cada um meio de comunicação, podemos concluir que ambos demonstram como [...] a comunicação está cheia significados e mudanças conforme o contexto- a comunicação é (independentemente de a forma como se comunica) um processo complexo.


Download text