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1617LCFAPTG434a

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Género de textoResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNum texto argumentativo devidamente estruturado, faça uma discussão crítica da tese que resume o pensamento de Benjamin Lee Whorf: (…) se uma língua não tiver a palavra para veicular um determinado conceito, os seus falantes não serão capazes de compreender esse conceito. (Deutscher, G. (2010, 26 de agosto). Does Your Language Shape How You Think? New York Times Magazine) http://www.nytimes.com/2010/08/29/magazine/29language-t.html?_r=0
Task ID1617LCRD08
ContextoClausura
Curso
UniversityUniversidade de Coimbra
ÁreaCiências Sociais e Humanas
CursoPortuguês
DisciplinaLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
PaísPortugal

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Tal como Fiske inicia, a comunicação é um comportamento que muitos compreendem, mas que poucos conseguem definir. A comunicação é, [...] bem como o texto refere, o envio intencional de uma mensagem ou uma sincronia interativa. O que é, então, a comunicação? A comunicação é, em linhas gerais, a transmissão de conteúdos por meios de mensagens, com o objetivo da socialização. Especialmente, a comunicação humana é um comportamento simbólico (constituído por signos- que emitimos e compreendemos- e por códigos- a relação entre os signos), contínuo (mesmo de forma despropositada comunicamos por vias não verbais e paraverbais) na qual a transmissão de [...] informação e conteúdos. [...] Num sentido mais abrangente, os pequenos indicios poderão adquirir significação e deste modo serem integrados na comunicação.

Shannon e Weaver, no decorrer da segunda guerra Mundial, preocuparam-se em como maximizar o efeito comunicativo da altura que se efetuava principalmente por rádio. Ora, sabendo que muitas das vezes [...] a mensagem chegava distorcida ou modificada, quiseram saber como diminuir essas interferências apelidadas de ruído. O ruído permitia saber também a pertinência e a redundância, isto é, se melhorassem a [...] transmissão, menos ruído haveria e deste modo evitar-se-á a repetição da mensagem (que torna a comunicação redundante).

Na teoria de Shannon e Weaver- apelidada de modelo linear- a comunicação é definida, [...] com base no livro de J. V. Santos, como a transmissão de informação entre [...] um recetor e um emissor, baseando-se num código comunicativo por meio de um canal [...] (físico ou espacial). [...] A partir daqui dizemos que também surge o conceito de feedback ou retorno, embora este esteja fortemente condicionado. *2

Como tal, Pierce fundou um modelo alternativo denominado semiótico. A semiótica (do grego semion- símbolo) estuda os signos como componentes da comunicação não verbal e paraverbal. A comunicação passava então a ser uma relação entre um emissor e um recetor, utilizando [...] vários códigos (linguístico e comportamental), [...] em que [...] o ato comunicativo era uma construção produzida e partilhada entre os interlocutores, ou seja, o feedback ia-se ajustando [...] e negociando mediante as atitudes dos interlocutores tendo em conta os seus objetivos. *3

[...] No modelo semiótico a capacidade interpretativa [...] aumenta na proporcionalidade direta da informação partilhada, isto é, quanto maior for a informação partilhada, maior será a capacidade interativa.

Contudo, para além do feedback, o contexto assume igualmente um papel importante. O contexto (situação comunicativa global que envolve desde a situação [...] cultural [...] passando pelas crenças e opiniões, à relação entre os interlocutores [...], de acordo com J. V. Santos) é crucial na compreensão e interpretação correta da informação [...] tal [...] como o texto afirma () contexto e [...] os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. Isto significa que, para percebermos, por exemplo, determinados comportamentos e tradições japonesas ou afegãs temos de ter conhecimento do contexto em que nasceram e que [...] ocorrem. [...]

O modelo semiótico, ao ser composto por signos é intencional, ou seja, a intencionalidade torna-se fundamental na definição do que é comunicação.

*2 No exemplo referido no texto, não saberemos qual é a reação-retorno- de recetor da carta, o que constitui uma condicionante do modelo.

Assim sendo, o modelo linear enfrenta diferentes entraves: a capacidade interpretativa (não sabemos se aquilo que comunicamos é interpretado como desejamos pelo nosso interlocutor), a multiplicidade dos meios [...] (não está apenas em conta a comunicação verbal, também que ter em atenção a comunicação não verbal), a ainda a questão de a mensagem chegar [...] ou não intacta, devido, por exemplo, ao ruído.

*3 como é afirmado no texto comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa.


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